A Universidade Federal de Santa Maria confirmou em seu site que o ingresso nos cinco cursos de graduação do campus de Cachoeira do Sul será feito somente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O edital do Sisu será lançado no início de junho. Os estudantes devem ficar atentos ao site do Sisu.
Esta é a segunda vez que a Federal opta por este tipo de seleção, em que só a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é levada em consideração. O campus de Silveira Martins também teve ingresso somente pelo Sisu em anos anteriores.
O campus de Cachoeira do Sul é o mais novo da Federal e irá entrar em funcionamento este ano com cinco cursos: Arquitetura e Urbanismo (noturno), Engenharia Agrícola (diurno), Engenharia Elétrica (diurno), Engenharia Mecânica (diurno) e Engenharia de Transportes e Logística (noturno). Para cada graduação serão oferecidas 40 vagas, totalizando 200 chances de ingresso no Ensino Superior.
O Sisu
O Sisu um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu ocorre duas vezes por ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é de graça e realizada pela internet. São selecionados os candidatos melhores classificados dentro do número de vagas ofertadas.
"